Investimentos no mercado de ações devem crescer no Brasil

postado em: entrevistas | 0

Por Juliana Siqueira – 4 de janeiro de 2020 |

Com pouca rentabilidade nas aplicações conservadoras, a bolsa tende a atrair investimentos de pessoas que nunca compraram ações – Crédito: REUTERS/Paulo Whitaker

Um novo cenário econômico no Brasil tem feito com que investidores busquem caminhos alternativos e, até então, menos explorados por uma grande parcela da população.

Conforme destaca Carolynne Mariano, especialista em investimento da Redoma Invest, diante de uma realidade em que a rentabilidade com os juros está mais baixa, o mercado de ações pode se tornar muito próspero em 2020.

“O brasileiro que tem dinheiro para investir ou vai ficar confortável no CDI ou vai ter que tomar risco de alguma forma, como em ações ou fundos multimercados”, ressalta ela.

Mas, afinal de contas, dentro do mercado de ações, quais serão os setores mais promissores em 2020? Quais fatores deverão contribuir para esse positivo cenário em alguns segmentos? Especialistas contaram ao DIÁRIO DO COMÉRCIO o que deverá ser destaque neste novo ano.

Carolynne Mariano ressalta como promissores os setores ligados à economia local, como as siderúrgicas e as metalúrgicas, que tendem a se beneficiar com o aumento do consumo. Além disso, outro segmento que deverá mostrar frutos positivos em 2020, diz ela, é o da construção civil, com uma retomada na oferta de imóveis.

Especialistas apontam que o setor da construção civil deve ter resultados positivos em 2020 – Crédito: REUTERS/Amanda Perobelli

“A gente vê um reaquecimento até por parte dos bancos”, pontua a especialista em investimentos, lembrando dos juros a níveis historicamente baixos. “Os bancos estão dando créditos a taxas mais baixas”, salienta.

O coordenador do MBA de Gestão de Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira, concorda que o setor de construção civil deverá ser promissor em 2020.

Além disso, o profissional acrescenta também “um bom desempenho das empresas exportadoras, que se dedicam à exportação do agronegócio. Provavelmente, elas vão fazer bons negócios no ano que vem”, afirma ele.

Para o coordenador, é possível já observar 2020 com otimismo. “As bases estão colocadas para que a gente possa ter um bom crescimento da nossa economia, dentro das possibilidades”, afirma ele, frisando que é importante “sempre ter cautela para que todos possam lucrar”.

A planejadora financeira Virginia Prestes também ressalta o setor da construção  como um dos mais promissores

“Com a reforma trabalhista, já se pode ver o nível de emprego melhorar. A população com mais dinheiro e melhores possibilidades de financiamento deve voltar às compras”, salienta.

Virginia Prestes também destaca como ações promissoras na bolsa no ano que vem aquelas de empresas ligadas à infraestrutura e ao consumo. “Os varejistas que brilharam em 2019 também devem continuar indo bem em 2020”, pontua.

De acordo com a planejadora financeira, ainda, “tudo indica que a bolsa deve continuar batendo recordes”.

Fonte: https://diariodocomercio.com.br/economia/investimentos-no-mercado-de-acoes-devem-crescer-no-brasil/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *