Fundos imobiliários ainda são boa opção de investimento?

postado em: entrevistas | 0

Por: Colaboradores Yahoo FinançasYahoo Finanças12 de junho de 2020 –

Por Jaqueline Falcão

pandemia do novo coronavírus trouxe dúvidas ao investidor em fundos imobiliários, acostumados com o crescimento desses ativos nos últimos anos em razão de seus fortes atrativos: baixa aplicação, isenção e imposto de renda e ótima liquidez.

A dúvida é se as mudanças no comportamento dos consumidores podem atrapalhar a rentabilidade desse tipo de aplicação, uma vez que um dos ativos mais usados nessas carteiras, os shoppings centers, podem ter lentidão na retomada às operações

Leia também

Especialistas consultados, no entanto, avaliam que os fundos ainda são boas opções de investimento para diversificação de carteira, com boas perspectivas de entrega a longo prazo.

Por se tratarem de investimento de renda variável, no entanto, o ganho não vem sem risco, lembra o Marco Govêa, analista de fundos imobiliários da Guide Investimentos. “Caso o investidor queira ter segurança nestes ativos, pode optar por fundos que vão performar melhor agora”, diz, citando justamente os shopping centers, “que eram bons antes da crise e vão continuar bons“.

“Mas talvez a retomada não seja tão rápida. Um investidor que tem aversão a risco deve ficar muito atento a isso”, completa Govêa.

Virgínia Prestes, professora de finanças da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), recomenda que o investidor considere que Fundos Imobiliários não são algo de curto prazo. “Vale a pena quando a pessoa  já dispõe de um fundo de emergência para, numa eventualidade, não precisar vender em um momento que está baixo.”

Virgínia lembra que é regra distribuir 95% do lucro medido dentro do semestre. Alguns fundos fazem este pagamento mensalmente. “No caso de fundos imobiliários em shopping centers, a maioria optou por não distribuir mensalmente os dividendos no período em que estão fechados, justamente para manter o caixa e ter liquidez”, exemplifica Virgínia.

Para Eduardo Malheiros, CEO da Habitat, o mercado imobiliário é um excelente meio do caminho entre a renda fixa e o mercado de ações. Tem menos risco, maior previsibilidade com retorno de aluguel.

“Imóveis apresentam vantagens. Uma empresa que ficar durante 12 meses fechada pode não aguentar, o valor dela será zero e haverá perda do investimento. No caso do imóvel, isso não vai acontecer. Pode ficar fechado sem locação por um período, mas reabre”, afirma.

O IFIX – Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários – teve comportamento parecido com Ibovespa, que caiu forte em março, mas se recuperou tão forte quanto. “O IFIX caiu 12,64% enquanto o Ibovespa, 15,57%. E ambos se recuperaram. Nos fundos imobiliários, os dividendos são isentos de imposto de renda e bem maiores que a renda fixa tradicional. Esse investimento não deixou de ser atraente”, completa a professora da Faap.

Matéria em:

https://br.financas.yahoo.com/noticias/fundos-imobiliarios-valem-a-pena-090056287.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *